Ushuaia, a cidade mais austral do mundo

O Ushuaia tem atrações imperdíveis para quem quer ficar maravilhado com a beleza da natureza. A mistura de terra, mar, florestas, glaciares e montanhas transforma o cenário em um cartão postal.

Cerro Castor é um dos belos lugares do fim do mundo para praticar esqui, snowboard e esqui livre. Graças ao bom clima e estabilidade de temperatura, oferece uma das mais longas temporadas na América do Sul e tem a melhor qualidade de neve. Tem um desnível que chega aos 772 metros e 22 pistas com diferentes níveis de exigência do praticante.

Cerro Castor

Cerro Castor Fonte.

Para quem gosta de história, é recomendável conhecer o centro histórico, onde há muitas construções originais, o Museo del Fin del Mundo, o ex presídio e a Cárcel de Reincidentes (onde funciona o Museo Maritimo), a estação de piscicultura Río Olivia e o Museo de Maquetas Mundo Yámana.

O city your em Ushuaia é ótima opção para percorrer a cidade, permitindo visitar alguns pontos interessantes, a bordo de um ônibus estilo inglês. Para avistar o Glaciar Martial, fazemos uma trilha até a Cadeia Martial, na base da pista de esqui Andino e então a subida e feita pelo teleférico, de onde podemos ter uma vista panorâmica do Glaciar, do Canal Beagle e da Ilha Navarino no Chile.

Um passeio pelo Canal Beagle, é uma introdução a bela natureza e fauna de Ushuaia, onde poderão observar aves marinas, leões marinhos (focas) e o Farol do Final do Mundo.

Canal Beagle

Canal Beagle Fonte.

O Parque Nacional Tierra del Fuego, fica a 11 km oeste do Ushuaia, é o único parque nacional da Argentina que possui costas para o mar (Canal Beagle) e admiráveis vistas de lagos, florestas e turfeiras para todos os apaixonados pela natureza. Tenha sua câmera pronta para tirar as melhores fotos dessa reserva natural, de aves aquáticas e raposas vermelhas.

O trem do fim do Mundo era usado antigamente pelos presidiários para construir o presídio e para levar lenha a população; hoje o ponto de partida do trem é na Estación del Fin del Mundo, a 8 km oeste da cidade, a partir daí é percorrido o mesmo caminho de tempos atrás. Por um trem a vapor, passearão por florestas, turfeiras, rios e construções pelos nativos. O trem passa pela Cascata Macarena e na última parte do trajeto passa pelos limites do Parque Nacional Tierra del Fuego.

Se quiserem visitar a Rede hemisférica de Aves Praieiras em Ushuaia, o lugar certo é a costa da Tierra del Fuego que se estende desde a Bahía San Sebastián até o Cabo San Pablo, constitui uma região de relevante importância internacional para a supervivência de algumas espécies de aves costeiras migratórias. Esta zona, que ocupa grande parte da costa desta Ilha, recebe a cada ano muitas espécies dessas aves.

Algumas delas passam ali a etapa não reprodutiva de suas vidas, para voltar a migrar no outono para o hemisfério norte, onde realizam a nidificação.

Aos redores de Ushuaia existem lagos belíssimos, como o Lago Escondido, que fica a 60 km norte de Ushuaia, passando pelos Andes Fueguinos e atravessando os centros invernais da Província, chega-se a esse maravilhoso lago, oculto na cordilheira, ao pé do Paso Garibaldi. 36 km de pavimento e 24 km em estrada de rípio (estradas comuns no sul da Argentina e Chile, formadas por uma mistura de terra com cascalho) pela Ruta Nacional nº 3. Após percorrer 100 km de Ushuaia na direção Norte, e traspassando o Canhadão do Rio Olívia, os Centros Invernais, o Paso Garibaldi, o Lago Escondido e a zona de serrarias, encontrará o imponente Lago Fagnano. Ainda temos o Lago Yehuin, que está a 160 km ao norte de Ushuaia em um local privilegiado para realizar atividades como pesca esportiva, navegação ou apenas observar a fauna. Para chegar até lá percorremos a Ruta Nacional nº 3 e depois a complementária “H” lá, também encontraremos o lago Chepelmut e Yakush, todos aptos para pesca de trutas e passeios de lancha para observar a fauna, é também uma alternativa de turismo rural, mas no inverno podemos encontrar difícil acesso até lá. Iremos encontrar o Cerro Shenolsh, habitat natural do condor andino patagônico (maior ave voadora do mundo), de onde podemos desfrutar de uma estonteante vista panorâmica da região.

Gastronomia

Ushuaia Centolla

Centolla Fonte.

Ushuaia é célebre pela deliciosa gastronomia à base de frutos do mar, onde reinam a santola (centolla) e a merluza preta. Outra das especialidades do lugar é o cordeiro fueguino uma das carnes mais saborosas e baixas em teor lipídico que se possa conseguir no mundo. Estas delícias estão disponíveis em qualquer momento do ano e, apesar de que há estabelecimentos especializados na sua elaboração, podem ser consumidos na maioria dos restaurantes da cidade. O magnetismo do lugar atraiu chefs de outras partes do mundo, razão pela qual pode-se degustar pratos de alta cozinha internacional em hotéis e restaurantes.

Compras

Ushuaia é zona de livre comércio, então se encontra marcas de todo o mundo por preços razoáveis. Uma dica importante antes de comprar perfumes, faça o passeio das ilhas até o Farol do Fim do Mundo porque você ganha um desconto de 10% pra compra de perfumes no principal dutty free de Ushuaia. Tudo que se compra por lá fica em torno de 30 a 50 % mais barato.